Carro elétrico da Mitsubishi no Brasil
Olá pessoal! Após alguns dias turbulentos, devido a nossa Feira de Ciências e o nosso extenso calendário de provas, que por sinal ainda continua por mais duas semanas, retorno a me dedicar ao blog, escrevendo mais algumas postagens para que todos possam ler, apreciar e comentar; ação esta última meio rara quanto as minhas postagens.
Como pude perceber uma ligeira falta de interesse por parte da maioria em relação ao assunto escolhido por mim nas duas primeiras postagens, assunto este que julgo bem interessante, pois trata de tecnologias que podem ajudar a humanidade talvez mudando o rumo de várias pessoas, salvando diversas vidas ou tornando-as mais viáveis; resolvi a partir de certas observações, inovar o assunto, porém manterei a mesma base: a tecnologia a serviço da humanidade.
No tema escolhida para essa semana, falarei sobre as vantagens do carro elétrico, trazido pela marca automotiva Mitsubishi ao Brasil. A empresa asiática, mais precisamente japonesa, Mitsubishi pretende investir aproximadamente 1,1 bilhões de reais nos próximos cinco anos aqui no Brasil. O objetivo, obviamente, é inchar as ruas do nosso país com o seu mais recente lançamento, o i-MiEV. Será porque que os japoneses investirão uma quantia tão volumosa num país dito subdesenvolvido como o Brasil? A resposta é clara, nem todos têm condição de ter um carro possivelmente caro como esse, mais aqueles que possuem essa condição certamente terão a curiosidade de saber como funciona e conforme seus gostos e bolsos adquirirão o carro ecológico. Á um preço um tanto quanto alto, os investimentos serão cobertos com as vendas, transformando-se em lucros, estes muito provavelmente quatro ou mais vezes maiores que os investimentos. Aí está a nossa resposta, um carro novo chegando ao Brasil e não prejudicial ao meio ambiente, uma vez que é ecológico, certamente terá uma explosão de vendas para a classe alta do país. Olha aí outro ponto questionável. Como este lançamento automotivo pode ajudar a humanidade se somente a classe alta terá acesso a ele? Vamos analisar. O carro é caro? Sim. Está disponível a todos? Não. Bom... o carro é caro e não disponível a todos, porém algumas, senão muitas pessoas, comprá-lo-ão. Sendo ecológico, ou seja, não poluindo o ambiente por utilizar apenas energia elétrica para funcionar, o lançamento japonês ajudará a todos. É isso mesmo. Todos. Uma vez que grande parte das pessoas que podem adquirir um carro, deixarão aqueles que poluem o ar para se apropriarem do modelo elétrico, a cidade consequentemente sofrerá uma diminuição no índice de poluição beneficiando a todos, não somente os com maior rentabilidade, que além de desfrutarem do carro também usufruirão de um ar “mais respirável”.
Como nada é perfeito, o i-MiEV não funciona continuadamente, ele precisa ser recarregado com freqüência. Este processo pode ser feito uma tomada comum, deixando o pequeno carro por 7 horas plugado, após ser carregado o incrível veículo movido a eletricidade poderá andar por 160 quilômetros. Que tal dirigir esse caro até um clube para tomar um banho de Sol e ir até a casa da namorada (o) logo em seguida, sem poluir o meio ambiente? Espetacular não é mesmo?!
O nome i-MiEv deriva de “Innovate Eletric Vehicle” e sua potência chega aos 130 km/h. Alguns podem achar um carro fraco quanto a sua potência, porém é só parar e pensar na vantagem que ele trás que essa idéia logo some. Era praticamente impossível que este veículo chegasse a esta velocidade, sendo assim, a única maneira encontrada foi criar um carro bem pequeno e leve.
Além de ser sustentável; não queimando tanto CO2, diminuindo o índice de poluição, possuindo uma bateria com quatro módulos de lítio e com um som de cinco decibels mais baixo do que um carro comum contribuindo para a redução da poluição sonora; temos outro ponto muito importante, o seu custo econômico. O custo por quilômetro rodado deste pequeno automóvel equivale a três vezes menos do que o de um carro compacto movido a gasolina. O i-MiEV é considerado um carro ecologicamente correto.
O carro elétrico foi uma grande “cartada” da Mitsubishi, pois além de encher seus cofres também faz seu papel, ajudando o meio ambiente e as pessoas que vivem nele. Se todos tivéssemos a mesma iniciativa e consciência talvez vivêssemos em um mundo melhor a muito tempo, mais como isto já não foi feito, o melhor agora seria que continuássemos com projetos inovadores como estes em prol da humanidade.
Caso alguém queira conhecer o carro de perto, corra para o Salão do Automóvel, em São Paulo e quem sabe você possa até dar uma voltinha com ele?!
Escrito por Gabriel Rinaldi

Nenhum comentário:
Postar um comentário