Nanomedicina
Prezados colegas de classe, espero que todos tenham a curiosidade de ler esta postagem, pois a acho muito interessante, uma vez que está diretamente relacionada com a nossa vida; olhando pelo título do fragmento, creio que muitos de vocês não terão a paciência e curiosidade de lê-lo, porém para aqueles que lerem, ficarão até certo ponto surpresos, uma vez que a postagem traz informações que muitos nem imaginavam a existência ou possível existência em um futuro muito próximo. Agradeço desde já aos interessados, e os desejo uma boa leitura.
Ao longo do tempo a Medicina tem sido uma das ciências com um nível de progresso elevado. Nas operações cirúrgicas os especialistas já podem contar com sistemas robotizados controlados por meio de um controle remoto, movimentando vários braços robóticos, que auxiliam e muito o cirurgião; além de ser uma máquina, e dificilmente cometer erros, acaba por tornar o processo mais ágil e menos complicado tanto para o paciente quanto para a equipe médica. Estes sistemas robotizados estão equipados com câmeras, tesouras, bisturis e todo um grande equipamento com as mais diversas ferramentas cirúrgicas. Este meio de intervenção por robôs permite efetuar intervenções muito complexas e minuciosas, com uma precisão impressionante, em certo ponto até assustadora. Os benefícios para os doentes que são submetidos a este tipo de cirurgias são enormes, desde um menor internamento hospitalar, menor probabilidade de risco de complicações após a operação, entre outros.
Outro campo até então coadjuvante para a Medicina, porém nos próximos anos será quase imprescindível, se tornando a protagonista do futuro mundo moderno, é a chamada Nanomedicina, ramo da Nanotecnologia, que tem como base a manipulação e construção de objetos microscópicos, ciência muito admirada por mim; às vezes até me pergunto: Se é tão incrível está ciência, porque não investimos mais nela, uma vez que ela pode ajudar enormemente na Medicina? Os adeptos desta nova tecnologia adiantam que num futuro próximo, os cientistas poderão desenvolver dispositivos minúsculos equipados com computadores, microscópicos chamados nanomáquinas. Estes dispositivos terão instruções pré-programadas, para um dia, no futuro, estes nanodispositivos possam realizar intervenções em várias partes do corpo, entre elas, transportarem oxigênio a tecidos prejudicados e até mesmo poderem destruir bactérias, vírus, entre outros. Embora esta descrição anterior possa nos dias atuais, infelizmente, ser um tanto quanto futurista, os investigadores esperam que na próxima década a nanotecnologia já seja utilizada em algumas áreas.
Caros colegas de classe, por este ser um assunto muito extenso, não continuarei o mesmo nesta postagem, a fim de não desgastar os senhores e senhoras, espero que tenha agradado a todos, e na semana conseguinte trarei novas informações.
Aguardo ansiosamente comentários, sejam eles agradáveis, ou mesmo críticas, desde que sejam construtivas, pois acredito eu aprender mais a cada crítica que vocês me fazem.
Oi !
ResponderExcluirO blog de vocês,no geral ficou ótimo, mas gostaria de destacar essa matéria sobre Nanomedicina,que é muito impressicionante, acho muito interessante assuntos sobre essa àrea, muito bom mesmo !
Comentado por Natalia Botelho
Obrigado pelo comentário Nat, eu acho o tema escolhido por nós bem interessante de verdade,não porque fomos nós que escolhemos, mais porque no mundo atual respiramos tecnologia, aonde estamos tem tecnologia ... o tema escolhido por vocês também é muito empolgante e gostoso de ler, já fiz um comentário no blog de vocês e pretendo comentá-lo periodicamente.
ResponderExcluirComentado por Gabriel Rinaldi