Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Genômica

Genômica
    Conforme escrito na postagem anterior, retomo o tema sobre as aplicações da tecnologia na Medicina em um futuro muito próximo. Muitos, como eu próprio antes de me interar no assunto, perguntarão o que é a Genômica? De forma resumida e de fácil entendimento pelo menos neste início, é o estudo dos genes. O nosso corpo é composto por diversas células que possuem componentes essenciais para a manutenção da vida e um destes é sem dúvida o gene. Cada indivíduo possui aproximadamente 35 mil genes; fato este novo para mim e creio que para muitos de vocês também, imaginava que eram muitos, mais não tantos como descobri; estes responsáveis pela determinação da cor dos olhos, da pele, da cor, textura do cabelo e de uma maneira geral, pela nossa aparência fisionômica. Através da análise dos nossos genes é também possível determinar a qualidade dos nossos órgãos internos, fato até certo ponto incrível, não acham?
    Os investigadores acreditam que as doenças surgem de disfunções genéticas cujo algumas destas herdamos de nossos pais e outros simplesmente sofrem a ação pela sua exposição a elementos prejudiciais que existem no ambiente do qual habitamos; outra descoberta que fiz através de pesquisas.  Com um progresso futuro no estudo dos genes, os cientistas esperam num futuro próximo poderem identificar especificamente quais os genes que geram as doenças. Eu, particularmente, fiquei deslumbrado com essa possibilidade, imaginem o avanço que teremos se este fato se concretizar! Quando for alcançado mais um nível na pesquisa científica desta área da genômica, os médicos poderão entender porque certas pessoas têm mais possibilidades de terem algum tipo de doença do que outras, ou porque algum tipo de doença é mais agressivo em alguns doentes do que em outros, tal acontecimento no meu ponto de vista elevaria ainda mais o progresso que já vem ocorrendo no campo da Medicina.
    Poderá existir também a chamada “Medicina personalizada”, ou seja, direcionar um tratamento médico para cada doente exclusivamente, por meio da análise e estudo dos seus genes e antecipar o aparecimento de certas doenças. Com um conhecimento mais específico dos genes será possível os médicos preverem qualquer reação que poderá surgir, receitando e optando pelo melhor medicamento, em quantidades adequadas. Muito provavelmente estes avanços só poderão ser uma realidade daqui alguns anos, também não deixa de ser verdade que até hoje ainda existam doenças que cada vez mais, infelizmente, acabam com inúmeras vidas em todo o mundo, o HIV é um ótimo exemplo. Embora algumas destas doenças não façam parte da realidade de países desenvolvidos; para tristeza de todos, inclusive minha, que me espanto muito em ver poucos com tanta expectativa de vida e muitos, a maioria por sinal, não poderem contar com um atendimento médico se quer, não nos podemos esquecer que em países com a característica dada por mim acima, os chamados subdesenvolvidos, o índice de mortalidade cresce de forma espantosa, ao invés de diminuir, já que a esperança que todos temos é de ter um mundo igual, onde todos possam desfrutar dos mesmos recursos básicos para a sobrevivência e também de luxos, pois penso eu que este seria o ideal, não deveria existir nem muito ricos nem muito pobres, simplesmente uma classe geral com iguais condições.
    Bom pessoal... Vou ficar por aqui, pois já me estendi muito neste assunto, não pretendia mais por questões que causam imensas dúvidas em minha cabeça, me levaram a expor minhas opiniões e também criar um curto debate com vocês. Espero que leiam a postagem e comentem a respeito, deixando a sua opinião.     Muito obrigado e uma ótima semana a todos.

Escrito por Gabriel Rinaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário